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A evolução  acelerada da tecnologia e a mudança do mindset de usuários, clientes e pessoas impõem às empresas a necessidade de repensar seus negócios. Podemos pensar essa transformação em três níveis: simplificar processos, melhorar a experiência de uso e consumo e reordenar o modelo de negócios. No primeiro caso, estamos falando de usar novas tecnologias para incrementar seus processos de negócio de forma a gerar economia e aumentar eficiência e eficácia. Isso não deixa de, muitas vezes, estar associado ao segundo nível, ou seja, da experiência de uso e consumo.

É um pouco aquela ideia do “obrigado” por aquele clique adicional que você evitou. Ou seja: facilitar a vida de quem usa, de quem compra, de quem clica ou de quem nem sabia o que poderia fazer com um clique. O terceiro ponto trata do grande impacto deste momento que o mercado costuma descrever como transformação digital: a ruptura de modelos de negócio. O objetivo é tornar os negócios mais escaláveis, perpetuar organizações que poderiam estar à beira do precipício e, por fim, simplificar processos, reduzir custos e melhorar a experiência de uso, assim como aumentar as vendas e a lucratividade.

A partir dessa introdução, um olhar atento para seu negócio – e também mercado, clientes e concorrentes – certamente o colocará à frente de imensos desafios para perpetuá-lo. Além dos desafios em si, há uma componente adicional: o Time to Market! Por isso, temos repetido que é preciso ter em mente uma nova lógica de mercado, um novo conjunto de potencialidades que a tecnologia está lhe proporcionando. Mais: é preciso manter em perspectiva, principalmente, a necessidade de agir com velocidade. Speed up or die!!! Entretanto, isso não significa que você vai sair por aí em um “carreirão” desenfreado e investindo o que pode e o que não pode. Antes de acelerar, é preciso parar e refletir sobre qual é o tamanho de sua ambição digital e qual é o tamanho do desafio que seu negócio encontra.

ACELERAR a jornada digital significa reduzir obstáculos para avançar e prosperar nesse novo mundo, tornando PROCESSOS mais ENXUTOS, criando MELHORES EXPERIÊNCIAS para consumidores e usuários e reduzindo o TIME TO MARKET. Chamamos “jornada” porque o caminho não é curto; porém, pode ser incremental e trazer resultados a cada passo. Essa é uma fórmula que existe: Lean Thinking para pensar numa jornada que realmente seja efetiva; Agile para construí-la de forma incremental. E se tudo isso estiver associado a um bom ecossistema de startups, visão de negócios (a inovação por inovação está fadada ao fracasso), excelência em tecnologia e um engajamento efetivo entre a cultura organizacional e o mindset do seu cliente, está feito.

Só que não! De agora em diante, será o tempo todo: Check. Adapt. Speed up!