Sim, a era da Inteligência Artificial chegou, mas não é necessário arrancar os cabelos. Afinal, isso não significa que o Skynet despertou e liberou autômatos anabolizados com o rosto de Arnold Schwarzenegger para saírem por aí atirando a torto e a direito com armas de grosso calibre, dizendo coisas como “I´ll be back” e “hasta la vista, baby” com sotaque austríaco. Brincadeiras à parte, o fato é que a IA está em todos os lugares, ainda que não a percebamos – e quando se fala em sua aplicação em chatbots, o assunto se torna ainda mais interessante. Afinal, hoje em dia mesmo perguntas que não tenham sido programadas podem ser respondidas com respostas corretas. Sim, é isso mesmo: as possibilidades que essa tecnologia promete são infinitas.
Não há dúvidas de que os próximos anos trarão avanços ainda mais surpreendentes, uma vez que os chatbots atualmente possuem a capacidade de compreender linguagem natural e, dessa maneira, aprender com o tempo e informações. Ou seja, quanto mais são utilizados, mais inteligentes ficam. Eis aqui, portanto, algumas previsões a respeito do tema.
Clientes internos serão os principais impulsionadores do desenvolvimento de chatbots. Isso mesmo: a utilização de bots nas empresas crescerá maciçamente, e aqui está um dos principais motivos para isso: os custos para desenvolvê-los são significativamente menores do que os de desenvolvimento de aplicativos móveis.
Uma das grandes preocupações é a maneira como grandes empresas utilizarão as informações obtidas por meio da interação com chatbots. Assim, em 2019, novas soluções surgirão para garantir a privacidade e a segurança desses dados.
Cada vez mais integrados em smartphones, laptops, TVs, tablets e outros devices, a familiaridade dos consumidores com assistentes de voz é cada vez maior. Ou seja, esta é uma forte tendência para 2019.
Quanto mais informação, maior a quantidade de tarefas em que os bots poderão ser utilizados – e o nível de personalização poderá ser tão alto que a interação com seres humanos se realizará em todas as etapas.
Não seria exatamente uma surpresa se os bots viessem, de fato, a substituir apps. Informações, por exemplo, são obtidas de maneira muito mais simples ao utilizar chatbots do que por meio de aplicativos. Um exemplo? Assistentes de voz.
As novas gerações de chatbots quebrarão a barreira dos idiomas. Pequenas empresas, assim, ganharão o mundo e se tornarão globais – e esta é uma excelente notícia!
Atualmente, boa parte dos consumidores prefere usar o bate-papo online antes de telefonar para o atendimento ao cliente – e esta é apenas uma razão pela qual podem ser tão úteis para atender clientes. Quer mais? Podem atender 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Conclusão
Os chatbots necessitam – e assim será por um tempo considerável – da intervenção de humanos para realizar suas tarefas. E também não tomam decisões si. Pelo menos, não ainda, ressalte-se. O fato, porém, é que Inteligência Artificial vem se desenvolvendo a passos largos; empresas e organizações devem aprender a utilizá-la se quiserem manter sua competitividade. Em meio à transformação digital, perder o bonde da história pode significar um erro irreversível.