lgpd-impacto-na-ux-design-blog-solutis
A LGPD afetará a experiência do usuário e o UX Design?
setembro 9, 2019
panorama-blockchain-blog-solutis-digital
Blockchain decola mesmo?
setembro 18, 2019

A expressão Inteligência Artificial (AI) remete a uma daquelas gritantes revoluções silenciosas. Muitas vezes tratada como “futurologia”, a verdade é que a adoção dos algoritmos de AI e seu impacto no desenvolvimento de tecnologia e software cresce num ritmo frenético. O relatório “State of Service, realizado pela Salesforce em sua terceira edição, apontou: os projetos com a tecnologia crescerão 143% nos próximos 18 meses.

Aquela sensação de que a Inteligência Artificial não caminhe no ritmo esperado talvez se deva ao fato de a tecnologia, ainda, estar um pouco distante de promover um comportamento mais próximo do humano, conforme preconizado pelo cientista britânico Alan Turing por meio da abordagem que ficou conhecida como Teste de Turing.

De qualquer forma, o crescimento é notório e muito associado à explosão de dados, que precisam ser analisados para garantir performance, evolução e experiência. A título de ilustração, o estudo The Digital Universe In 2020: Big Data, Bigger Digital Shadows, and Biggest Growth in the Far East, da consultoria EMC (esse texto é de 2015!), mostrava que, entre 2006 a 2010, o volume de dados digitais gerados havia crescido de 166 exabytes para 988 exabytes.  O mesmo estudo, aliás, projetou que atingiríamos, já em 2020, a marca de 40 zettabytes (ou 40 trilhões de gigabytes) de dados digitais gerados.

Treze aplicações de Inteligência Artificial

Alguns setores devem ter alterações radicais com o crescimento do uso de Inteligência Artificial. O automotivo é um deles. A corrida pelo carro autônomo trouxe à mesa – e à concorrência – as empresas de tecnologia (Google, Apple e Huawei, por exemplo). Ainda existem barreiras técnicas, culturais e legais, mas estima-se que, em 30 anos, eles serão metade da frota global. Mas esta é uma daquelas aplicações com mais desafios a serem vencidos até, realmente, alçar voo. No mais, a Inteligência Artificial já está muito presente no nosso dia a dia e nas empresas. Conheça algumas aplicações:

1.Previsão de demanda


No gerenciamento da cadeia de suprimentos, a cruzada maior é por uma previsão de demanda que evite a chamada “quebra de gôndola”, ou seja, a falta de produtos na prateleira para o consumidor e também o encalhe ou o estoque excessivo. Os algoritmos de AI já permitem estimar melhor estoques, previsão de venda e produção. Além disso, possibilitam determinar o mix ideal de produtos em cada ponto de venda.

2.Manutenção preventiva


A análise preditiva (PA-predictive analytics) tem possibilitado a identificação de padrões e tendências para, assim, antecipar necessidades e evitar problemas em máquinas e equipamentos.

3.Smartcar


A Inteligência Artificial está tornando os carros capazes de, mediante padrões de comportamento dos proprietários, dados do ambiente e do próprio veículo, ajustar de forma autônoma temperatura, banco, espelhos, música e, além disso, verificar a necessidade de manutenção.

4.Segurança pública


Inúmeras plataformas surgiram empregando AI com o objetivo de, por meio de reconhecimento de imagem, identificar veículos procurados e rostos na multidão. Estão sendo usados, por exemplo, para prevenir crimes e terrorismo – algo que nos lembra determinadas cenas do filme Minority Report!

5.Segurança digital


Da mesma forma, dados, comportamentos e possibilidades tornaram-se a forma mais fácil e automatizada de obter informações para evitar fraudes, golpes e vazamentos de informação.

6.Análise financeira


Dados macroeconômicos, cotações de moedas e comportamento de ações tornam-se insumos para análises bem mais rápidas de tendências. Já há aplicações que possibilitam, ao próprio investidor, acessar análises e tomar suas decisões de investimentos.

7.Diagnósticos de saúde


Imagine a cena: em posse de um smartphone com uma lente acoplada a um sensor de calor, uma simples foto permite ao agente de saúde identificar uma potencial doença. Sim. Já existe. Startup brasileira.  A inteligência artificial já está sendo utilizada para entender os fatores de risco e até auxiliar na análise de interações medicamentosas.

8.Marketing


E, de novo, vêm à mente cenas de Minority Report. Suas preferências por marcas e produtos saltando à sua frente. Hoje, já é trivial quando você está navegando pela internet em processos de ads, remarketing e retargeting.

9.Antecipação de desastres


A Inteligência Artificial amplia a sensibilidade dos sismógrafos e eleva em quase 20 vezes a velocidade de detecção de terremotos.

10.Terapia


A Universidade da Califórnia criou um terapeuta baseado em AI. O software está atingindo a capacidade de ter conversas completas com pacientes.

11.Personal Stylish


Tire uma foto sua e o software recomenda o guarda-roupa mais adequado a seu estilo.

12.“Composição” musical (Ah, NÃO!!!)


Os arranjos da música “I Am AI”, da cantora Taryn Southern, foram criados por programas com Inteligência Artificial – entre eles o  Watson Beat (da IBM) e o Google Magenta.

13.Pornografia 😮


Começou com os robôs sexuais da Realbotics. Além disso, sites de conteúdo adulto estão usando Inteligência Artificial para prever tendências e preferências do seu público.

 

Sim, sim – nem falamos das assistentes pessoais, que já estão se tornando triviais. Não é mesmo?

O fato é que ainda há uma grande jornada para empresas inteligentes e tecnologias que utilizam de Inteligência Artificial. Existem algumas barreiras para a adoção em maior escala, bem como um crescimento mais exponencial de suas aplicações. Podemos citar o baixo orçamento, a baixa maturidade da tecnologia e questões comportamentais ou regulatórias/ legais. De qualquer forma, não há dúvida de que esse é outro caminho sem volta em