robotic process automation robotic cognitive automation
Robotic Cognitive Automation: da automação para a cognição
novembro 1, 2019
nuvem cloud idc mercado
Cloud continua crescendo e acelerando a Transformação Digital
novembro 29, 2019

Algumas tendências de tecnologia para ficar de olho em 2020

tendencias-tecnologia-2020-solutis-digital.jpeg

A transformação digital está cada vez mais acelerada, e não há maneira fácil de dizer isso. É condição imprescindível que empresas e organizações estejam em sintonia com o zeitgest para que possam se manter competitivas em seus mercados. No entanto, quando se fala em tendências para o futuro, o fato é que as tecnologias de sempre ainda mantêm sua importância nesse cenário. Entretanto, há outras que, certamente, terão sua relevância cada vez mais sublinhada nos anos que virão – e quem diz isso, aliás, é Daniel Newman, principal analista da Futurum Research, colunista da revista Forbes e CEO da Broadsuite Media Group:

5G

Com o impulso dado por big players, 2020 verá a aurora do 5G – que, muito mais do que elevar a velocidade, fará com que cidades e veículos inteligentes deem um salto à frente. Paralelamente, levará a  IoT (internet das coisas) a crescer significativamente.

Wi-Fi 6

Com a iminência dos problemas pelo consumo cada vez maior de dados com qualidade e volume elevados, o Wi-Fi 6 promete aumento de velocidade de processamento e conexão wireless de maneira mais rápida, inteligente e eficiente.

Analytics

Fato: ninguém sobreviverá sem investir em análise de dados, e isso acontecerá em uma velocidade muito maior do que se imagina. Dispor de informações é condição sine qua non para manter a competitividade.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Por meio de IA e Machine Learning é possível transitar em meio em meio às informações para capturar dados adequados e recentes. A automatização da análise massiva de dados produz resultados mais rápidos e com grande qualidade.

UX-CX (User Experience- Consumer Experience)

Com o aperfeiçoamento da conectividade, machine learning, RPA, IA e interfaces de usuário intuitivas – bem como sua combinação – haverá um considerável impacto sobre diversos setores como varejo, hospitalidade e assistência médica.

Privacidade Digital

Será uma nova era para a privacidade digital. Haverá controles mais rigorosos. As marcas serão reconhecidas por suas políticas de privacidade e transparência, e a decisão de compartilhar ou não dados ficará a critério do usuário.

Blockchain

Com a democratização e consequente implementação do blockchain, já se pode antever sua utilização para segurança de alimentos, propriedade intelectual e uma infinidade de aplicações. Por isso, em 2020 talvez seja possível ter um vislumbre de seu verdadeiro (e promissor) potencial.

IA Conversacional

A expectativa para 2020 é que a IA Conversacional alcance um grau de eficiência que permita captar as palavras corretamente e, ainda, desenvolver diálogos complexos ao levar em conta aspectos emocionais. Em outras palavras: começará a era dos chatbots intuitivos, que identificarão o estado de espírito dos clientes.

Outras tendências

A transformação digital tem mudado mercados e a maneira de fazer negócios – e estes são apenas alguns aspectos a respeito das tendências que emergirão em 2020. E o que isso significa? Que nenhuma empresa ou organização está imune aos efeitos da disrupção.

A automação e IA – que, de acordo com o Gartner,  aprimorarão a experiência do cliente (UX),  substituirão cerca de 65% dos funcionários de centros de serviços compartilhados. Ou seja, empresas de grande porte elevarão em 40% a utilização de ferramentas de RPA, mercado que deve atingir US$ 1 bilhão nos próximos dois anos.

Outro ponto a ser ressaltado é a IoT, ou Internet das Coisas (Internet of Things): segundo o Gartner, será uma tecnologia muito acessível em 2020 – ainda que dependa de diversos dispositivos conectados para que funcione com eficiência. Ressalte-se, ainda, que a segurança com base em Cloud, desenvolvida por meio de programação aberta, tem sido a escolha de equipes de TI – já que possuem menos burocracia e simplificam os processos cotidianos desses profissionais.

Finalmente, no ano que vem o SaaS aumentará cerca de 18% de acordo com a Brain & Company, graças à redução dos custos e à manutenção de eficiência contínua das redes que o modelo proporciona. Seja como for, 2020 será um ano em que a inovação norteará os rumos de empresas e organizações, em um processo repleto de desafios. E com muitas oportunidades, também.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações