Sol solutis post transformacao digital para pmes 2022_Blog 750x500
Transformação Digital para pequenas e médias empresas
outubro 24, 2021
Sol solutis post Central de servicos ambiente hibrido 2021_Blog 750x500
A Central de Serviços em um ambiente híbrido
novembro 3, 2021

Meio redundante o título, sim.Transformação Digital é, na prática, a capacidade de se adaptar continuamente às mudanças do ambiente de negócios e do  mindset do consumidor, utilizado tecnologia para agregar soluções, atender novas necessidades. Enfim, essa adaptação é continua o que torna essas duas abordagens, Cloud e DevOps uma espécie de centroavante matador e meia de criação genial – para quem conhece futebol, ao menos. Então, pode entender esse título como a capacidade de viabilizar continua e rapidamente essa jornada.

Esse processo, chamado de Transformação Digital, não teve data de início e nem previsão para acabar. É um processo contínuo em si. Em outras palavras, novas necessidades não chegam com hora marcada. Por isso, o mundo descobre cada dia mais os benefícios de Lean Thinking, Métodos Ágeis, MVP, Cloud e DevOps.

O papel de Cloud e DevOps na transformação digital

Aplicativos se tornaram parte essencial dessa travessia digital em busca da competitividade, de novos mercados e novos modelos de negócio. E esse ambiente em constante evolução juntamente com a necessidade de endereçar melhor a vivência de usuário no produto final subjugaram o “waterfall” para trazer a tona a entrega ágil de software.

Esse diuturno “check and adapt” nos leva dos squads ágeis de desenvolvimento para o DevOps. Isso porque o DevOps promove uma mudança que vai além dos desenvolvedores de software. É uma nova visão corporativa. Processos e pessoas têm que estar adaptados a essa maneira agile e lean de pensar e não só o time de Devs. Além disso, algumas tarefas são automatizadas para garantir a entrega contínua.

O DevOps une times de Dev com o pessoal da Infra/Operação para viabilizar entregas mais rápidas de produtos de melhor qualidade e aderência ao mercado. Esse é o espírito da jornada digital.

E Cloud? Depois de mais de 18 meses de pandemia, dá até para tatuar no braço um “I LUV CLOUD”, não?! Um mundo digital é um mundo mais elástico. Eventos surgem e exigem mais capacidade de processamento. A profusão de dados impõe mais rapidez para coleta, processamento e tratamento de informações. Sem Cloud, seria um investimento desmedido em infraestrutura e segurança. E sem a certeza do prazo de validade, nível de gargalo ou grau de ociosidade desses investimentos.

Cloud + DevOps acelera a jornada digital

Um estudo da Freeform Dynamics demonstrou que Cloud ou DevOps separadamente são capazes de acelerar em até 50% a entrega de software. Quando usados em conjunto, esse resultado pode saltar para cerca de 80%.

Essa dupla poder ser um poderoso game changer na Jornada Digital. Desenvolver aplicativos na nuvem é mais ágil, uma vez que os recursos necessários ao desenvolvimento podem ser disponibilizados mais rapidamente. Além disso, é mais fácil a colaboração entre as equipes de Devs. Também fica muito mais rápido de colocar um aplicativo em produção.

Com uma plataforma Cloud também se reduz a complexidade e heterogeneidade do ambiente, facilitando o trabalho de DevOps. E toda essa vantagem do desenvolvimento se replica também com a entrega continua. Outra vantagem é que Devs e Infra perdem menos tempo com trabalhos operacionais não planejados e tarefas repetitivas ou mais básica são automatizadas. Ambos terão mais tempo para desenvolver e para pensar na estratégia, no negócio.

As vantagens de Cloud com DevOps

A combinação de Cloud com DevOps é altamente positiva para se ganhar eficiência operacional, aumentar a segurança, reduzir necessidades de Capex, além de melhorar confiabilidade, disponibilidade, agilidade e flexibilidade. Mais do que isso, essa dupla é um “enabler” de uma jornada digital mais eficiente porque:

1 – Automatiza os processos de infra

2 – Melhora Quality Assurance com automatização da validação de códigos

3 – Garante backups e redundância de aplicações e dados

4 – Melhora a integração e orquestração de Dev e Infra

6 – Agrega maturidade no processo de desenvolvimento

7- Potencializa a colaboração

Em resumo, as empresas que associam DevOps e Cloud não apenas economizam tempo e dinheiro. Também aceleram a inovação e sua Transformação Digital.