O Banco Rendimento se interessou antecipadamente em oferecer o serviço de PIX por meio da modalidade Bank as a Service (BaaS). Para isso, em 2020, precisaria cumprir uma série de obrigações impostas pelo Banco Central (Bacen) brasileiro, entre as quais estava estabelecer uma estrutura de suporte 24×7 aos clientes.
A instituição entendeu que a melhor alternativa seria terceirizar um Centro de Operações de Rede (NOC). “No processo de avaliação de fornecedores, identificamos que a Solutis era a mais bem preparada para nos auxiliar a atender as especificações e suprir a demandas dos clientes”, afirma Clayton Lombardi, gerente de Tecnologia do Banco Rendimento. Lombardi conta que, depois de fechado o contrato e identificadas as necessidades do banco, em apenas três meses a Solutis montou a squad de profissionais e colocou o NOC no ar.
Atualmente, o centro de operações é mantido por um time de 12 especialistas, gerenciados pela Solutis, além de um líder alocado no próprio Banco Rendimento. Lombardi revela que o NOC criado originalmente para cumprir as exigências regulatórias do Bacen hoje monitora 42 serviços distribuídos através de 14 APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos). A área de BaaS leva atualmente soluções financeiras para diversos clientes, incluindo bancos digitais e tradicionais, fintechs, startups e empresas de diferentes segmentos e profissionais liberais.
Desde 2020, quando o NOC entrou em operação, o Banco Rendimento viu suas operações de BaaS crescerem 440% em volume de transações, entre PIX, boletos e débitos veiculares, entre outros produtos. Lombardi explica que por trás dessas transações e das soluções entregues pela instituição existe uma estrutura de sistemas core responsáveis por integrar os serviços com aplicações legadas e fazer sua conexão com o Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB) e o Sistema de Pagamento Instantâneo (SPI).
“Todo esse ecossistema é monitorado de maneira preventiva pelo NOC, que funciona 24 horas por dia, 365 dias ao ano”, afirma Clayton Lombardi. “Ao menor sinal de degradação do ambiente ou de maior tempo de processamento, o NOC toma as medidas de reparo cabíveis ou, se for o caso, alerta o cliente na ponta para que ele tome ações de forma a evitar que o problema aconteça”, detalha.
Atualmente, o NOC atende mais de cinco linhas de negócios e monitora mais de 120 rotinas de pagamentos financeiros do Banco Rendimento. “Com o NOC, o Banco Rendimento pode identificar pontos fracos dentro da infraestrutura e pontos de melhoria, evitando incidentes de maneira preventiva ou tratando com assertividade aqueles que ocorram”, explica Alex Magalhães, diretor Financial Services da Solutis. “Na parceria com o Banco Rendimento atendemos a necessidade de monitorar muito mais do que rotinas e operações isoladas. Estamos juntos apoiando a estratégia de visualização do comportamento de seu negócio, antecipando movimentos críticos e preparando novos passos”, conclui.
Lombardi destaca ainda que, com o NOC da Solutis o suporte em todos os níveis fica disponível em tempo integral, não só para clientes, mas também para o próprio backoffice da instituição. “O Banco Rendimento e a Solutis, através de um trabalho consultivo, identificaram que a mesma estrutura poderia ser utilizada para monitorar todo o nosso pool de soluções financeiras. Isso nos permite não apenas entregar melhores serviços e produtos aos clientes, mas também a contribuir para a imagem de banco pioneiro e inovador e garantir a continuidade dos nossos negócios, bem como de nossos clientes”, finaliza Lombardi.