insurtech-transformacao-digital-seguros-comp-750x500-solutis-BLOG
Transformação digital no mercado de seguros
agosto 23, 2019
tranformacao-digital-utilities-872-blog-
A transformação digital no setor de utilities
setembro 2, 2019

No último post, abordamos um pouco do ambiente de transformação digital do mercado de seguros. Naturalmente, isso nos conduz às startups, chamadas aqui de INSURTECHS. O termo nasceu da combinação das palavras “seguro” e “tecnologia” em inglês (“INSURance” + “TECHnology”).

No final de 2018, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) elaborou um mapeamento que apontou a presença de 79 insurtechs no Brasil – mais de 60% delas no estado de São Paulo. Em 2017, o mesmo levantamento havia mapeado 25 dessas startups.

O levantamento também corrobora algumas das reflexões que temos feito sobre a evolução da experiência de consumo e otimização de processos. Tecnologias como inteligência artificial e machine learning já têm razoável presença nos produtos ofertados – cerca de 28% das insurtechs. Além disso, 53% delas se dedicam à jornada digital do cliente, trabalhando no desenvolvimento de canais digitais.

Outro dado a observar é que 62% das insurtechs declaram, como motivações para sua empreitada, a potencialização de negócios para as seguradoras. Dentre elas,  57% apontam a desburocratização dos processos, e os mesmo 57% a potencialização dos negócios para corretores. Ou seja, a tese de uma disrupção que chacoalha o setor e ameaça corretoras e seguradoras ainda não se configura no ambiente das insurtechs.

Em outro estudo, a McKinsey confirma essa visão. O Panorama Insurtech aponta que somente 9% dessas empresas têm a pretensão de disputar mercado com as seguradoras tradicionais. Cerca de 60% delas visam prover soluções digitais para simplificar partes da cadeia de valores das seguradoras tradicionais e outras 30% dizem ter por objetivo simplificar a interação do cliente com a seguradoras.

E por que as insurtechs estão avançando?

Tecnologias emergentes estão mudando os mais diversos setores e tipos de consumidores. No mundo das seguradoras, as grandes necessidades são inovar o modelo de negócio, desburocratizar e tornar a experiência do consumidor  mais positiva. Por isso, Big Data, Inteligência Artificial. Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing e Blockchain passaram  a fazer tanto sentido.

Essas tecnologias serão a saída para aperfeiçoar processos, garantir satisfação quanto aos serviços das seguradoras, fidelizar clientes e criar novos produtos, atingindo mercados que ainda estão à margem dos seguros.

E o papel da insurtech? Essas empresas já nascem completamente digitais, com modelos  escaláveis e potencial para tornarem-se exponenciais. É natural que tenham maior facilidade em pensar fora da caixa para atender às necessidades que não são satisfeitas do cliente do mercado tradicional, ou embrenhar-se por mares nunca dantes navegados.

 

Oito tendências que as insurtechs estão acelerando no setor de seguros

  1. Seguros 100% online:a contratação de seguro nem sempre é muito rápida ou agradável. Dependendo da natureza e das coberturas, podem ser bem burocráticas. A satisfação do consumidor vai depender imensamente da capacidade de atender suas demandas via smartphone.
  2. Inteligência artificial:automatizar processos, gerar respostas mais rápidas e fazer análises de risco de forma menos burocrática vai depender bastante do acesso à informação e análises ou predições mais rápidas. Essa tendência apoiará o backoffice, a corretagem e a equipe de sinistros.
  3. Internet das Coisas: como em outros setores, o IoT será cada vez mais usado como ferramenta para capturar informações e auxiliar na prevenção de falhas e acidentes. As seguradoras também farão uso muito positivo dessa tecnologia.
  4. Produtos mais flexíveis:um dos pontos é que com mais informações, maior será a acuracidade na análise de riscos, e os produtos poderão ser um pouco mais flexíveis e até mais customizáveis, gerando seguros por períodos ou por ocasiões. Por exemplo: seguro de carro zerado em períodos de férias.
  5. Novos canais:com mobile, IA, bots e outras formas de interação serão mais viáveis – e, desta vez, não só como canais de comunicação, mas também de ativação, ação e pós-venda.
  6. Sharing economy:o crescimento desses novos modelos de negócio também levará a novos produtos e parcerias das seguradoras com os players desse “novo” segmento.
  7. Realidade aumentada:pode criar realmente um novo modelo de converter seguros. Por exemplo, a vistoria e avaliação dos riscos de um ambiente poderia ser feita pelo próprio potencial segurado. Ou pela vistoria prévia de um carro.
  8. Blockchain: deve ser a grande revolução para o mercado de seguros. A tecnologia, além da proteção adicional contra fraudes, poderá aferir e garantir informações de uso, hábitos do segurado e atestar boas ou más práticas. Do lado do seguro, isso permitirá produtos mais azeitados,  com preços mais justos – e, assim, será possível reduzir a “taxa de risco desconhecido”, digamos.

 

A boa notícia é que, no caso das seguradoras, parece que tecnologias disruptivas e startups conspiram para auxiliar os grandes players tradicionais a desenhar o futuro do segmento. A má notícia é que, de qualquer forma, é preciso estabelecer a estratégia e acelerar essa jornada.

 

Speed up or die!!! Acelerar a jornada é o melhor seguro.