solutis blog transformacao digital covid pandemia coronavirus mudanca mundo-02-min
A pandemia que não vai acabar
abril 8, 2020
SOLUTIS contrata ex-EY para liderar nova prática de SALESFORCE
abril 30, 2020

RH Digital: a jornada de gestão de pessoas

solutis rh digital recursos humanos transformacao digital 09891

Não há exagero algum quando se fala que a transformação digital em curso afetará o mundo inteiro – e no caso da área de Recursos Humanos, cuja imagem em épocas remotas era a de um setor rígido e sistemático, essa disrupção tecnológica assume contornos ainda mais interessantes. O fato é que já vão longe os tempos do famigerado Departamento Pessoal, cujo nome fazia os funcionários tremerem. A partir dessa abordagem moderna, voltada mais a pessoas do que processos, tornou-se possível divisar inúmeros benefícios para o RH neste bravo novo mundo digital – e também sua importância crucial nesse processo. Vale ressaltar que, nos dias de hoje, o setor possui lugar à mesa quando se fala em definir o posicionamento estratégico em empresas. Estamos em tempos de RH Digital, em busca de agilidade e efetividade.

 

Eficiência e flexibilidade na gestão de recursos humanos

Claro que um dos aspectos mais relevantes quando se fala em transformação digital é o aumento de produtividade. Afinal, horas de trabalho foram substituídas por ferramentas de gestão  – e, isso imprimiu grande eficiência nas atividades cotidianas de gestão de pessoas.

Faz sentido: quando não estão sendo estrangulados por tarefas monótonas e repetitivas, profissionais de RH podem usar sua criatividade para apresentar propostas de aprimoramento do trabalho, além de obterem a oportunidade de se debruçar sobre questões concernentes aos funcionários da organização de uma maneira mais detalhada.

Evidentemente, não se pode deixar de lado a flexibilidade que a transformação digital trouxe aos processos e ações de RH – e, claro, isso pode ser exemplificado por uma palavra: mobile! A utilização da nuvem para que seja possível acessar arquivos digitais, por meio de diversos devices – não importa de que parte do planeta – aliada às modernas soluções de colaboração online possibilitam a resolução de inúmeros problemas em tempo real.

 

A inovação deve fazer parte do cotidiano no RH

Obviamente, a tomada de decisões é sumamente beneficiada graças à transformação digital, já que é possível utilizar dados de maneira inteligente para determinar o melhor caminho em determinada situação – ou mesmo estabelecer o panorama estratégico da empresa por meio de uma visão sistêmica – e não de um vislumbre segmentado, que não corresponde à utilização de todas as capacidades de uma organização. Isso, por si, já significa uma bela vantagem estratégica.

 

RH como líder na jornada digital

A transformação digital, como se pode ver, preconiza uma nova – e necessária – visão do negócio. Não é algo simples; entretanto, é imprescindível – e o time de Recursos Humanos está na vanguarda do estabelecimento desse novo mindset. Isso significa que esses profissionais estejam constantemente atualizados, ou seja, sintonizados quanto às novas tendências digitais. Se antes o trabalho do RH estava concentrado na gestão da mudança e consequente transição da força de trabalho, hoje seu papel é estratégico como facilitador e condutor da reformulação de cargos – além de se encarregar da capacitação dessas equipes de colaboradores

 

Big Data, IA e políticas digitais

Não se pode falar de disrupção tecnológica no RH sem mencionar as vantagens que a utilização do Big Data e Inteligência Artificial proporcionam como aprimoramento dos processos de recrutamento, retenção de talentos, treinamentos e programas de capacitação – além de identificar lacunas em meio aos processos –, benefícios que elevam o índice de engajamento em meio às equipes. Nesse sentido, o estabelecimento de políticas digitais é condição sine qua non para que seja possível aproveitar ao máximo a capacidade das soluções, ferramentas e plataformas.

 

RH NET: Design Thinking, cognição e Machine Learning

Um dos melhores exemplos do salto que a disrupção tecnológica proporcionou à área de Recursos Humanos é o RH NET. Desenvolvido pela Solutis com o objetivo de sanar dúvidas relacionadas a férias, reembolsos, faltas e licenças, o sistema surgiu a partir de uma sessão de Design Thinking.

O canal de atendimento de RH, assim, foi reformulado – e tornou-se interativo e personalizado por meio da utilização de um portal assistente e de recursos de IA, Machine Learning e cognição (IBM WATSON). O RH NET, hoje, disponibiliza informações importantes e também possui uma feature de lembretes que são “aprendidos”, por meio de dados não estruturados, como datas e ações relacionadas ao cotidiano dos colaboradores.

 

Um caminho sem volta

A transformação digital trouxe novas perspectivas à área de RH, cuja importância em empresas torna-se cada vez mais visível. E o viés estratégico do setor responsável pela gestão de pessoas é, definitivamente, potencializado pelas inúmeras possibilidades nesse novo cenário em que assume a liderança do processo de transmutação do mindset em empresas e organizações. Não é pouco, especialmente quando se leva em consideração que a disrupção tecnológica é irreversível – e que aqueles que se adaptarem primeiro certamente abrirão larga vantagem em meio à concorrência.

 

Publicações