solutis digital call center telecom transformacao digital 750
O fim dos call centers? Como as telcos estão reorganizando o atendimento ao cliente.
novembro 11, 2020
solutis digital machine learning 750
Cases de impacto do machine learning
novembro 27, 2020

Solutis apoia transformação digital de Furnas

case furnas transformacao digital energia solutis 2

Há alguns anos, FURNAS, uma das maiores empresas de utilities do Brasil, iniciou um importante processo de transformação digital. Inserida em um setor de missão crítica não apenas para a relação entre empresas e a economia, mas também para a vida das pessoas de maneira geral, a companhia tem o desafio de inovar constantemente.

Marcelo Piñeiro, CIO de FURNAS, explica que a empresa construiu um plano de transformação digital baseado em três pilares: destreza digital, análise de dados e fundações digitais. “Os pilares focam a mudança cultural e capacitação de colaboradores, o suporte a decisões estratégicas e predição baseadas em dados e na adoção de novas tecnologias, como blockchain e inteligência artificial”, detalha o executivo.

Como parceira tecnológica de FURNAS desde 2012, a Solutis foi contratada inicialmente pela companhia na área operacional ligada ao suporte de equipamentos. A empresa auxilia para garantir que a tecnologia seja fator decisivo na estratégia corporativa, desempenhando papel fundamental no apoio à estratégia de digitalização de FURNAS.

Piñeiro explica que a Solutis é responsável por manter o ambiente digital disponível, destacando o trabalho da tech partner no sentido de levar atenção e suporte com criticidade e avaliação contínua de oportunidades de inovação. “FURNAS tem o compromisso com a transparência e por isso, através de licitações, traz para junto de si parceiros distintos. A Solutis começou em uma área operacional, ligada ao suporte de equipamentos. Hoje ela é peça-chave para nos ajudar a garantir que a tecnologia seja fator decisivo na estratégia corporativa”, conta Piñeiro.

Paulo Marcelo, CEO da Solutis, diz que a tecnologia vem sendo um elemento facilitador nos processos de FURNAS, mas também um fator crítico, que exige que se tenha atenção redobrada ao cotidiano do cliente. “Nossa parceria tem a característica de atenção com questões de criticidade e disponibilidade, mas também apoiamos FURNAS em relação às oportunidades de inovação”, conta.

O CIO de FURNAS revela que a companhia tem trabalhado no desenvolvimento de aplicações, modernização de infraestrutura, projetos de analítica avançada para suportar serviços críticos desde a distribuição até a manutenção das redes de transmissão e distribuição, entre outras iniciativas. “A Solutis tem o papel de nos ajudar a integrar tudo. Além disso, vem nos ajudando na implementação de DevOps, algo fundamental para o desenvolvimento e orientação ao modelo ágil”, afirma o executivo. “O ágil permite manter a evolução e o desenvolvimento com squads. Viabiliza a atuação de forma distribuída, remota e integrada, estimulando a ideia de garantia de continuidade.”

Publicação original em TI Bahia

Publicações