Transformação digital: é preciso reformular tudo?
junho 24, 2019Integração de 5 milhões de fichas médicas em 600 mil empresas
julho 3, 2019Sim, a era da Inteligência Artificial chegou, mas não é necessário arrancar os cabelos. Afinal, isso não significa que o Skynet despertou e liberou autômatos anabolizados com o rosto de Arnold Schwarzenegger para saírem por aí atirando a torto e a direito com armas de grosso calibre, dizendo coisas como “I´ll be back” e “hasta la vista, baby” com sotaque austríaco. Brincadeiras à parte, o fato é que a IA está em todos os lugares, ainda que não a percebamos – e quando se fala em sua aplicação em chatbots, o assunto se torna ainda mais interessante. Afinal, hoje em dia mesmo perguntas que não tenham sido programadas podem ser respondidas com respostas corretas. Sim, é isso mesmo: as possibilidades que essa tecnologia promete são infinitas.
Chatbots: o que vem por aí
Não há dúvidas de que os próximos anos trarão avanços ainda mais surpreendentes, uma vez que os chatbots atualmente possuem a capacidade de compreender linguagem natural e, dessa maneira, aprender com o tempo e informações. Ou seja, quanto mais são utilizados, mais inteligentes ficam. Eis aqui, portanto, algumas previsões a respeito do tema.
-
Chatbots serão utilizados internamente em empresas e organizações
Clientes internos serão os principais impulsionadores do desenvolvimento de chatbots. Isso mesmo: a utilização de bots nas empresas crescerá maciçamente, e aqui está um dos principais motivos para isso: os custos para desenvolvê-los são significativamente menores do que os de desenvolvimento de aplicativos móveis.
-
Privacidade e segurança no atendimento dos bots
Uma das grandes preocupações é a maneira como grandes empresas utilizarão as informações obtidas por meio da interação com chatbots. Assim, em 2019, novas soluções surgirão para garantir a privacidade e a segurança desses dados.
-
Assistentes de voz
Cada vez mais integrados em smartphones, laptops, TVs, tablets e outros devices, a familiaridade dos consumidores com assistentes de voz é cada vez maior. Ou seja, esta é uma forte tendência para 2019.
-
O machine learning trará novas utilizações
Quanto mais informação, maior a quantidade de tarefas em que os bots poderão ser utilizados – e o nível de personalização poderá ser tão alto que a interação com seres humanos se realizará em todas as etapas.
-
Aplicativos podem ser substituídos por chatbots
Não seria exatamente uma surpresa se os bots viessem, de fato, a substituir apps. Informações, por exemplo, são obtidas de maneira muito mais simples ao utilizar chatbots do que por meio de aplicativos. Um exemplo? Assistentes de voz.
-
Chatbots multilíngues mudarão o mundo dos negócios
As novas gerações de chatbots quebrarão a barreira dos idiomas. Pequenas empresas, assim, ganharão o mundo e se tornarão globais – e esta é uma excelente notícia!
-
Serviço ao cliente
Atualmente, boa parte dos consumidores prefere usar o bate-papo online antes de telefonar para o atendimento ao cliente – e esta é apenas uma razão pela qual podem ser tão úteis para atender clientes. Quer mais? Podem atender 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Conclusão
Os chatbots necessitam – e assim será por um tempo considerável – da intervenção de humanos para realizar suas tarefas. E também não tomam decisões si. Pelo menos, não ainda, ressalte-se. O fato, porém, é que Inteligência Artificial vem se desenvolvendo a passos largos; empresas e organizações devem aprender a utilizá-la se quiserem manter sua competitividade. Em meio à transformação digital, perder o bonde da história pode significar um erro irreversível.