solutis digital telecom 750x500
Solutis cria vertical focada no setor de Telecom e Mídia
agosto 5, 2020
solutis digital veiculos autoomos mercado 8762
Os avanços das tecnologias autônomas
agosto 19, 2020

Application Performance Management e a Customer Experience

solutis customes experience apm 622

Os Aplicativos APM – Application Performance Management – são utilizados para realizar o monitoramento do desempenho de aplicações – e, assim, aprimorar a CX (Customer Experience).  Fato: a cada dia, grandes empresas voltam seu olhar ao usuário final – e isso não é exatamente uma novidade.

Em outras palavras, organizações de todos os portes e áreas de atuação, nos dias de hoje, entendem que o objetivo final é proporcionar a melhor experiência possível a seus clientes – e, nesse contexto, os dados obtidos por meio de APM são extremamente valiosos para que seja possível oferecer uma jornada agradável e sem sobressaltos.

Vale ressaltar que, além de monitorar aplicativos, a utilização de uma APM possibilita verificar o que ocorre em todo o ciclo de vida do sistema e, dessa maneira, faz com que as equipes de desenvolvimento obtenham visibilidade e escalabilidade – além da oportunidade de enxergar o plano geral e fazer ajustes eventuais.

 

Respostas ágeis influenciam a tomada de decisão 

Trata-se, portanto, de uma poderosa ferramenta para o estabelecimento de estratégias e a tomada de decisões. Afinal, por meio desse monitoramento é possível acompanhar a jornada do cliente e compreender quem interagiu, como, quando e quantas vezes. E não há dúvida que, atualmente, é necessário obter respostas quanto ao comportamento do consumidor com muito mais rapidez.

Mas o que isso significa? Que a transformação digital fez com que essas informações se tornassem cada vez mais relevantes – e, por consequência, que sua abrangência fosse cada vez maior. Assim, de uma maneira geral, ferramentas de APM apresentam dashboards desses dados em tempo real: horário de acesso, histórico de navegação, localização e como a transação foi realizada.
cta ebook Ai inteligencia artificial deep business inteligencia artificial

Métricas e desempenho para aprimorar a jornada

Muito bem: é importante ressaltar que, por meio de ferramentas de APM pode-se monitorar tudo, dos recursos de rede ao consumo de desempenho. Não obstante, se as métricas utilizadas não forem aprofundadas, é impossível saber com exatidão como está sendo a experiência do cliente.

Ou seja, olhar apenas para partes da cadeia não permite avaliar a CX – na verdade, é preciso monitorar todo o ambiente e contemplar o desempenho total do aplicativo. Em outras palavras: cada aspecto é analisado a fim de que seja possível estabelecer a alternativa mais adequada para determinar hábitos e entender necessidades.

De qualquer maneira, é importante garantir que a compra tenha sido efetuada por meio de uma experiência agradável. Sem travamentos, de maneira rápida, intuitiva e sem a necessidade de repetir etapas. Qualidade e transparência em meio à transação são condições indispensáveis para que o cliente retorne.

Empatia e CX

Outro aspecto que merece destaque: ferramentas de APM também também podem realizar uma abordagem empática para monitorar aplicativos, como se trocassem de lugar com o cliente para entender seus sentimentos – e também verificar se o engajamento ocorre de acordo com as expectativas.

Seja como for, neste novo mundo digital, compreender a jornada do cliente por meio da análise do desempenho de uma aplicação, de ponta a ponta, é essencial para que seja possível oferecer uma experiência realmente agradável ao consumidor, em todas as etapas – e, dessa maneira, garantir sua fidelização.

 

CTA ebook varejo digital solutis

 

 

Publicações