Maturidade digital avança pela competitividade
setembro 27, 2022Como a falta de profissionais de TI pode comprometer negócios
novembro 28, 2022A revolução digital e as mudanças aceleradas pela pandemia tornaram as tecnologias digitais cruciais no desenvolvimento de novos produtos, novos serviços e novos modelos de negócio. A urgência de prover o trabalho remoto e o acesso digital aos consumidores obrigou empresas a acelerar projetos e visões.
Foram muito investimentos e iniciativas para digitalizar a cadeia produtiva com o intuito de minimizar os riscos, estancar a perda de receita, potencializar a eficiência, garantir a experiência e satisfação do cliente e recolocar os negócios em rota de crescimento dos negócios.
Para muitas empresas e executivos, a perspectiva de transformação digital pode soar assustador. E é mesmo se toda a sua necessidade não for organizada sob a perspectiva de um roadmap incremental. E mais ainda sem a visão do seu Time-To Value.
O Time-to-Value ou TtV é o delta entre a identificação de uma necessidade, um goal ou valor para o negócio e a data em que esse valor passa a ser percebido, tangibilizado.
Diferente do ROI, o TtV não calcula o retorno sobre um investimento. Mas, sim o valor mínimo que se espera do investimento no menor prazo possível. Ou seja, quanto menor o TtV, melhor o desempenho da solução para o negócio. Significa que a empresa passou a registrar o valor do que foi investido mais cedo.
Tempo é dinheiro para qualquer pessoa ou empresa. E nesse ambiente de transformação digital é inviável pensar no volume de necessidades, investimentos e na projeção de ROI de tudo. Sempre defendemos que a transformação digital é um processo perene de busca por competitividade, que se baseia em avanços e investimentos em tecnologia. E, por isso, deve ser incremental.
E para definir assertivamente o roadmap de sua evolução, nada melhor que o Time-to-Value. Em resumo: quanto menor o tempo para implantar a tecnologia, maior o ganho de valor da implantação.
Projetos transformadores não precisam custar milhões e levar anos para se equilibrar ou se autofinanciar. A exemplo, com Cloud, APIs, SaaS é possível promover mudanças transformadoras e gerar valor de forma incremental. O TtV pode dar essa visibilidade de qual “lego” de projetos pode trazer mais valor para o negócio no menor tempo.
Como melhorar o Time-To-Value?
Por tudo que escrevemos aqui e tudo que você tem vivenciado, você pode estar imaginando que falar em melhor TtV é o mesmo que falar em reduzir o lead time dos projetos tecnologia. E está correto.
Esse é um fator chave. Quanto mais cedo um produto digital for lançado (claro que sem erros, custos altos de retrabalho, superdimensionamento de headcounts), mais rápido o produto trará valor, seja isso uma nova receita, melhores margens, redução de custos, melhor experiência de consumidores ou usuários.
Algumas formas de melhorar o TtV:
1. Priorize projetos ou capacidades de análise de dados
Sem visão clara dos clientes, da operação, dos processos não há digitalização bem-sucedida. É de uma visão caro dos negócios e do cliente que nascem as oportunidades de novas receitas e de redução de custos. Os projetos que se encarregam de dar essa clareza precisam ter prioridade.
2. Coloque Agile no sangue
As metodologias ágeis são uma poderosa arma para navegar nas incertezas da transformação digital. Esse mindset auxilia a empresa a “decupar” melhor suas necessidades e transformar um grande roadmap de transformação em pequenos projetos que podem trazer valor para o negócio mais rapidamente.
Como essas metodologias baseiam-se em processos iterativos, as análises, definições, testes e go live são muito mais rápidas do que projetos que se baseiam em waterfall e, com isso, longos períodos dedicados a análise de requisitos, construção de wireframes etc.
3. Envolva parceiros experientes (e igualmente ágeis)
A crise de mão de obra de tecnologia é uma realidade e um parceiro dedicado a programas e projetos de transformação digital poderá suprir melhor essa necessidade. Mais do que isso, a experiência de um parceiro pode trazer atalhos importantes para potencializar o Time-To-Value. Por exemplo, algumas empresas mantêm ecossistemas de startups e equipes dedicadas a prospectar e aplicar novas tecnologias, oferecendo-se como um acelerador da inovação e da transformação digital.
4. Aproveite os atalhos. Não reinvente a roda.
Mover alguns ou todos os seus dados e aplicações para a nuvem é outro movimento que reduz custo e traz velocidade ao “time-to-go”. Já é tempo de também olhar para a nuvem com maior flexibilidade. Eventualmente, você precisa de provedores diferentes para obter os melhores resultados para a companhia.
Da mesma forma, você deve pensar em plataformas de mercado, por exemplo Salesforce para desenvolver canais, aplicações e suprir alguns processos de negócio e se utilizar de APIs para integrar capacidades. O SaaS é outro modelo que torna-se óbvio para impactar o TtV.
Enfim, você deve olhar para suas necessidades de incrementar sua jornada digital de forma a otimizar investimentos e, mais ainda, de trazer o valor que se quer agregar ao negócio o mais para o presente possível.