Solutis tem nova líder para sua área de Salesforce
março 6, 2023A tecnologia na personalização da jornada do cliente
maio 23, 2023A Le Biscuit, varejista de material escolar, artigos de decoração, brinquedos e utilidades para o lar com forte presença no Nordeste, contratou a Solutis para assumir o suporte de tecnologia da empresa.
A Solutis implementou um chatbot no Telegram integrado com o software de gerenciamento de serviços de TI da Le Biscuit, por onde iniciam hoje 87% dos 2 mil chamados mensais abertos na rede.
A Le Biscuit tem 2,3 mil funcionários espalhados por 130 lojas, 12 franquias e um centro de distribuição. Até então, a gestão de incidentes de TI era realizada via central de atendimento telefônica.
A mudança no modelo de atendimento partiu da experiência no segundo semestre de 2020, quando as lojas reabriram depois da pandemia, produzindo um salto na demanda por atendimento.
No meio tempo, a Le Biscuit tinha também a demanda adicional do comércio eletrônico, que também tem reflexos na operação física das lojas.
“Mais do que nunca, precisávamos de agilidade na resposta e solução de chamados”, resume Adriano Silva de Lima, gerente de Tecnologia e Infraestrutura da Le biscuit.
A entrada da Solutis iniciou-se por um projeto-piloto na loja com maior demanda, depois de fazer um acompanhamento online para conhecer em detalhes a realidade de demandas por serviços de TI em cada unidade.
“A Solutis tinha o conhecimento e a experiência com processos de abertura de chamados via canais digitais, além de dominar as inovações em service desk que precisávamos”, afirma Rodrigo Spillere, diretor de TI da Le biscuit.
O projeto teve uma dimensão cultural, porque foi necessário convencer os funcionários dos benefícios de trocar o telefone pelo chatbot.
“Fizemos um trabalho muito forte de aculturamento, com visitas às lojas, treinamentos mensais para todos os usuários e muitas apresentações sobre os benefícios do novo processo”, conta Lima.
Segundo ele, em apenas 15 dias, a loja que recebeu o projeto-piloto já havia abandonado a abertura de chamados por telefone.
A Solutis faz o atendimento de primeiro e segundo nível, indo desde problemas básicos até problemas mais complexos que exigem conhecimentos especializados no sistema.
O terceiro nível de atendimento normalmente é feito de maneira interna pelas empresas, uma vez que exige questões complexas de infraestrutura ou desenvolvimento de software. Na média do mercado, nem 10% dos pedidos chegam aqui.
O objetivo da Le Biscuit agora é automatizar processos de forma que o usuário não precise sequer utilizar o service desk.
“Queremos automatizar a ponto de solucionar problemas antes que os chamados precisem ser abertos. Queremos ampliar a capacidade de autoatendimento para o usuário, sem o envolvimento do service desk”, revela Lima.
Nos últimos anos, a Le Biscuit vem reformulando a sua estratégia digital e já investiu mais de R$ 50 milhões na expansão do negócio on-line, além de renovar e ampliar os canais de atendimento e vendas.
A empresa é um negócio familiar fundado em 1968, em Feira de Santana, Bahia, que hoje também tem como sócios os fundos de private equity Vinci Partners e Siguler Guff.
A Solutis já tinha entregue um grande projeto na Le Biscuit, com a implementação da solução de CRM da Salesforce.
A empresa atua com desenvolvimento de software, monitoramento de ambientes, cloud, automação e RPA, além de uma nova área focada em Salesforce, que vem em alta, com projetos em andamento na Natura e Banco Master.
A empresa tem hoje 1 mil funcionários e operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, atendendo a clientes como Banco Rendimento, Europ Assistance, Le Biscuit, Serasa, Sabesp, Furnas, Oi e Petz.
A empresa fechou o ano passado com uma receita de R$ 140 milhões, uma alta de 29% na comparação com 2021.